Seu filho tem engasgos frequentes? Conheça a disfagia
13 de novembro de 2024Você sabia que não é o catarro verde que indica a necessidade do uso de antibiótico, mas sim a piora do quadro clínico?
13 de dezembro de 2024
Se você é do tipo que usa e abusa de remédios vale a pena repensar esse hábito, ok? O uso desenfreado de medicamentos pode causar dependência, resistência e danos graves à saúde.
Antibióticos
Algumas classes de antibióticos, como os aminoglicosídeos (gentamicina, estreptomicina e tobramicina) podem danificar as células sensoriais do ouvido interno, resultando em perda auditiva permanente ou zumbido (essa classe de antibióticos pode ser indicada para tratar infecções graves e/ou resistentes).
Outras classes, como os macrolídeos (azitromicina e eritromicina), embora menos frequentes, também podem causar alterações auditivas temporárias, especialmente em pacientes com doenças pré-existentes no ouvido interno.
Esses antibióticos podem ser indicados para controle de doenças respiratórias e infecções de pele, dentre outros; são geralmente indicados para pacientes com histórico de alergia a penicilinas).
A dica para evitar riscos é simples: antibiótico apenas com orientação expressa do seu médico!
Os sintomas voltaram após o uso do medicamento? Ao invés de comprar nova cartela, retorne ao médico para novas orientações.
Esses simples cuidados de hoje são fundamentais para uma melhor qualidade de vida amanhã.