Quem tem bebê ou criança pequena sabe bem: engasgos acontecem e podem ser assustadores😬, mas na maior das vezes são eventos isolados e que passam rápido.
Em outros casos não: eles podem ser indicativos de disfagia, uma condição de alta prevalência em bebês e crianças e que pode trazer consequências, daí a importância em você ficar atenta à alimentação do seu filho.
A disfagia consiste na dificuldade em deglutir alimentos. E esse problema pode ter inúmeras causas: pode ser consequência de obstruções orgânicas, de lesões estruturais e até decorrência de alergia alimentar (esofagite eosinofílica).
É importante não negligenciar a disfagia, pois ela pode levar a complicações sérias, como desnutrição, desidratação e pneumonia aspirativa, que é a entrada de alimentos ou líquidos nos pulmões. Para evitar essas complicações, a dica é ficar atenta aos seguintes sinais:
- Engasgos frequentes nas refeições
- Tosse ou desconforto ao engolir
- Necessidade de múltiplas deglutições
- Dificuldade em ganhar peso
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você suspeita que o seu filho apresenta dificuldade para deglutir os alimentos, procure o otorrino para avaliação antes do agravamento do quadro, ok