Antibióticos e perda auditiva: o que você precisa saber
4 de dezembro de 2024
Entrar direto no antibiótico assim que o catarro muda de aparência é um erro comum: a coloração verde ou amarelada não indica, por si só, que há uma infecção viral ou bacteriana.
Essa alteração de cor ocorre devido à presença de células de defesa (principalmente neutrófilos) que liberam uma enzima chamada mieloperoxidase, responsável pela coloração esverdeada.
No entanto essa resposta pode aparecer em quadros inflamatórios simples, uma vez que o sistema imunológico responde a qualquer tipo de irritação ou inflamação nas vias respiratórias.
Portanto, outros sinais clínicos, como duração e intensidade dos sintomas precisam ser avaliados, reforçando dois pontos fundamentais:
- Antibióticos são inócuos em casos de infecções virais
- Em infecções bacterianas, o catarro esverdeado geralmente vem acompanhado de sintomas mais severos e persistentes (como febre alta persistente, dor facial intensa, sensação de pressão nos seios da face, tosse produtiva com piora progressiva e mal-estar acentuado)
Fica a dica: o uso recorrente de antibióticos pode causar resistência bacteriana, tornando o tratamento mais penoso; portanto em quadros de rinite crônica a dica é conversar com o otorrino.